Thursday, April 17, 2008

Porque escolhi ser professora


Ser professora é uma forma de não envelhecer.
Páro e observo aquele sobre e desce nas escadarias da escola.
As vozes alegres, que se cumprimentam, que comentam a última aula.
É lindo ver os olhares que se reconhecem.
Vai chegando a hora do intervalo, o cheiro do misto quente que vem da cantina atiça a fome e a lembrança daqueles intervalos da minha infância.
Uma época de descobertas. Sobre o mundo, sobre mim, sobre os livros, sobre a vida...
A água geladinha do bebedouro...
O cheiro do lápis de cor apontado...
Acabo me confundindo... sou professora, mas aluna também...

Minha maior alegria é contribuir com algo que ninguém pode roubar.
Algo que meus alunos podem levar consigo onde forem.
Eu ensino para que outras pessoas possam ganhar asas e voar...
... mesmo que depois de 2 meses eles ainda não tenham certeza se meu nome é Juliana ou Sabrina.
Sendo professora, não envelheço...
... me renovo a cada turma, a cada semestre, a cada ano.
E sempre volto a ter 8 anos.

No comments: